Na avaliação dos pesquisadores, a
falta de formação e de infraestrutura ainda são barreiras para professores
utilizarem recursos educacionais digitais com propósito pedagógico. Menos de um
terço dos professores de escolas públicas e privadas, têm a sala de aula como
principal local de uso dessas tecnologias como meio de aprendizagem.
"Embora a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação
esteja avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua apropriação
nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para projetos
educacionais e políticas públicas", disse Alexandre Barbosa, gerente do
Cetic.br. A pesquisa, que ocorre desde 2010, foi feita em 930 escolas urbanas,
no período de setembro de 2014 e março de 2015, ouvindo 930 diretores, 881
coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos.
A velocidade de conexão ainda representa uma dificuldade, pois 41% dos
estabelecimentos têm acesso com até 2 megabits/s. Em 2013, o percentual era
50%. Nas particulares, o número é menor, 21%.
A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular
cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual chega
a 79% e em colégios particulares, 84%.
Os dados fazem parte da pesquisa
Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, divulgada pelo
Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de
Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Fonte: uol
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aproximadamente já usam tecnologia 3D em suas salas de aula.
Uso de aplicativos ganham força na escola http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/08/uso-de-aplicativos-para-celular-ganha.html
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