Alunos são digitais e muitos professores são analógicos. O que fazer?

     Estudos atuais mostram que as crianças começam a usar smartphones a partir de 6 meses de idade e certamente os professores que atuam hoje são de um tempo analógico, ou começaram a utilizar as tecnologias móveis muito após a média atual. Em se tratando de Facebook ou do Whatsapp ou a introdução em seu cotidiano certamente foi muito mais recente e pode-se até citar a não utilização por muitos de algumas outras redes sociais com Twitter,  Pinterest , etc.

    Se você for analógico, até pode fazer uso da internet e de redes sociais, mas os nativos digitais, além de terem nascido em momento do início da expansão tecnológica, navegam 24 horas por dia pela internet, teclam muito mais do que falam ao celular, são excelentes buscadores de múltiplas informações por tecnologias móveis, frequentam as mais diferentes redes sociais, fazem uso do e-commerce sem receito algum e assistem a muitos vídeos, incluindo conferências e cursos online.

     São alunos que impactam a forma de aprender, pelos seus novos comportamentos que são carregados de atributos interativos, pensamentos não linear, pela realização de várias tarefa simultaneamente,  por trabalhar em grupo e resistência a padronização. São alunos que anseiam pelo  imediatismo e por novos modelos de aprendizagem.

     Neste contexto é que damos conta do imenso valor do professor, que deve ser receptivo às novas tecnologias e fazer uso das mesmas de maneira qualitativa e produtiva para a aprendizagem. O papel do docente está mudando  e neste momento ele deixa de ser um agente centralizador e único transmissor de conhecimento e passa a ser um mediador de conhecimento e facilitador da aprendizagem; criando intimidade e domínio com as redes sociais e fazendo uso dessas tecnologias diariamente na sua vida de educador.

     O professor pode incluir como recursos didáticos, o  Twiter, com chamadas para que seu aluno acesse seu blog para realizar uma atividade ou ler um texto, o Pinterest ou Istagram, para postar uma foto que poderá estimular um trabalho, um e-commerce virtual de aprendizagem para estimular a realização de exercícios matemáticos, o Facebbok  em geografia, o Moodle como atividades diversas e etc., tornando-as em meios de aprendizagem dirigida.

     O professor do novo século,  deve  apoiar a aprendizagem nos recursos digitais; pois apesar de nascer na época analógica e de  ter aprendido sob a forma analógica, reconhece que a  tecnologia tem profunda influência nesta nova geração digital.

Leia também: O uso de aplicativos para celulares ganha força na escola
http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/08/uso-de-aplicativos-para-celular-ganha.html


Texto baseado na entrevistas com Martha Gabriel – www.educao-a-distancia.com

#smartphones
#celular
#twiter
#blog
#istagram
#pinterest
#facebook
#moodle
#digital
#alunos
#professores
#escola

3 comentários:

  1. Olá bom dia . tenho um blog sobre TICs e peço licença para postar lá seus artigos. ok
    Visite e deixe su comentário www.ticeducacaoosasco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia . tenho um blog sobre TICs e peço licença para postar lá seus artigos. ok
    Visite e deixe su comentário www.ticeducacaoosasco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Simone. Fico muito lisonjeada com sua oferta. Sinta-se a vontade.Se você assim permitir, a recíproca também seria de grande valia.

      Excluir